Na última terça-feira, 16 de agosto, o Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco realizou, no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM), em São João do Polêsine, o lançamento e a entrega de dois livros infantis: “Uma menina esquisita chamada Dina” e “A dinossaura Gnathovorax Azul”, de autoria da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Sueli Salva, com ilustrações dos estudantes Bruna Dotto e Guilherme Gomes.
Ao todo, o Geoparque Quarta Colônia fez a entrega de 7.224 cópias. Para Faxinal do Soturno foram entregues 1.100 livros que beneficiarão 550 estudantes do 1° ao 5° ano, das escolas municipais e estaduais. A retirada foi realizada pela secretária da Educação, Cultura e Desporto Simone Cancian Stieler.
As obras foram produzidas pelo CAPPA/UFSM, em parceria com o Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEX/UFSM) e a pró-reitoria de Extensão (PRE) da UFSM. As obras impressas foram viabilizadas com recursos financeiros dos municípios, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a partir de uma articulação do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco.
Leia também:
Unesco deve visitar o Geoparque Quarta Colônia e Caçapava em agosto
Participaram do evento, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e prefeito de Faxinal do Soturno Clovis Alberto Montagner, a diretora do Geoparque Jaciele Sell, a autora dos livros Sueli Salva, o paleontólogo do CAPPA/UFSM Flávio Pretto, a coordenadora do LEX/UFSM Laura Storch, a Coordenadora da Agência Experimental de Relações Públicas (AGERP/UFSM) Elisângela Mortari e os ilustradores Bruna Dotto e Guilherme Gomes, além dos titulares das secretarias de Educação e representantes dos municípios da Quarta Colônia.
Para o prefeito Clovis, a iniciativa é muito importante para popularizar o conhecimento no território do Geoparque Quarta Colônia, especialmente porque as crianças possuem um poder multiplicador e compartilharão as histórias em casa com os familiares e amigos. Além disso, o fato de essas histórias terem personagens da Quarta Colônia, despertará nas crianças o sentimento de pertencimento e de reconhecimento do nosso patrimônio.
Apesar de os livros impressos terem sido disponibilizados em edição limitada e exclusiva aos municípios da Quarta Colônia, as histórias estão disponíveis gratuitamente no site da PRE/UFSM desde maio deste ano, quando foram lançadas em formato digital na 49º Feira do Livro de Santa Maria.
Leia todas as notícias