Faxinal do Soturno adquire livros infantis que contam histórias da Quarta Colônia

Redação do Diário

Faxinal do Soturno adquire livros infantis que contam histórias da Quarta Colônia

Na última terça-feira, 16 de agosto, o Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco realizou, no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM), em São João do Polêsine, o lançamento e a entrega de dois livros infantis: “Uma menina esquisita chamada Dina” e “A dinossaura Gnathovorax Azul”, de autoria da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Sueli Salva, com ilustrações dos estudantes Bruna Dotto e Guilherme Gomes.

Ao todo, o Geoparque Quarta Colônia fez a entrega de 7.224 cópias. Para Faxinal do Soturno foram entregues 1.100 livros que beneficiarão 550 estudantes do 1° ao 5° ano, das escolas municipais e estaduais. A retirada foi realizada pela secretária da Educação, Cultura e Desporto Simone Cancian Stieler.

As obras foram produzidas pelo CAPPA/UFSM, em parceria com o Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEX/UFSM) e a pró-reitoria de Extensão (PRE) da UFSM. As obras impressas foram viabilizadas com recursos financeiros dos municípios, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a partir de uma articulação do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco.

Leia também:

Unesco deve visitar o Geoparque Quarta Colônia e Caçapava em agosto

Participaram do evento, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e prefeito de Faxinal do Soturno Clovis Alberto Montagner, a diretora do Geoparque Jaciele Sell, a autora dos livros Sueli Salva, o paleontólogo do CAPPA/UFSM Flávio Pretto, a coordenadora do LEX/UFSM Laura Storch, a Coordenadora da Agência Experimental de Relações Públicas (AGERP/UFSM) Elisângela Mortari e os ilustradores Bruna Dotto e Guilherme Gomes, além dos titulares das secretarias de Educação e representantes dos municípios da Quarta Colônia. 

Para o prefeito Clovis, a iniciativa é muito importante para popularizar o conhecimento no território do Geoparque Quarta Colônia, especialmente porque as crianças possuem um poder multiplicador e compartilharão as histórias em casa com os familiares e amigos. Além disso, o fato de essas histórias terem personagens da Quarta Colônia, despertará nas crianças o sentimento de pertencimento e de reconhecimento do nosso patrimônio.

Apesar de os livros impressos terem sido disponibilizados em edição limitada e exclusiva aos municípios da Quarta Colônia, as histórias estão disponíveis gratuitamente no site da PRE/UFSM desde maio deste ano, quando foram lançadas em formato digital na 49º Feira do Livro de Santa Maria.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Envelhecimento saudável é tema de evento “Viva Bem com a Idade que Tem”, que ocorre neste sábado Anterior

Envelhecimento saudável é tema de evento “Viva Bem com a Idade que Tem”, que ocorre neste sábado

Criança fica ferida após ser atropelada por motocicleta no Bairro Itararé em Santa Maria Próximo

Criança fica ferida após ser atropelada por motocicleta no Bairro Itararé em Santa Maria

Geral